Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Orientações para Ingressantes

Apresentamos aqui para o aluno, principalmente o aluno ingressante, um conjunto de orientações para auxiliá-lo na organização e condução da sua vida acadêmica no Curso de Filosofia. Sugere-se que essas orientações sejam apresentadas ao aluno pela Coordenação do Colegiado, na Tutoria Acadêmica do Curso de Filosofia ou na Tutoria por Pares.


Acesso ao SIGAA

O primeiro passo é você se cadastrar no SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas e conhecer suas funções.

No SIGAA você acompanha sua vida acadêmica, como lançamento de notas, faltas, relação dos componentes matriculados, plano de curso dos componentes, entre outros itens importantes para você gerir sua vida acadêmica.

Orientações importantes para acesso e uso do SIGAA: Tutorial para primeiro acesso ao SIGAA  / Manual do discente para uso do SIGAA / Versão mobile – para celular – do SIGAA  / Suporte SIGAA


Crie um e-mail institucional

Você pode criar um e-mail institucional. Com isso, você pode ter acesso ilimitado aos recursos de e-mail institucional (@aluno.ufrb.edu.br), como drive, webconferência (meet), hangout, agenda sincronizada e docs.

Para criar o seu e-mail, o estudante deve acessar o SIGAA e, no Portal do Discente, clicar na opção “criar e-mail institucional”, escolher um login e cadastrar.O e-mail é criado na mesma hora utilizando a mesma senha de acesso ao SIGAA como senha inicial. Confira o Tutorial.

Clique aqui para mais informações.


Calendário Acadêmico

Conhecer o Calendário Acadêmico é importante para você planejar sua vida acadêmica.

No Calendário você obtém informações sobre início e término do Semestre Letivo, período de matrícula e trancamento de componentes, data limite para o lançamento das notas pelo docente, período para requerimento de aproveitamento de estudos, informações sobre feriados e datas comemorativas, entre outros.

Procure, a partir disso, consturir um cronograma próprio para você organizar sua rotina de estudos. 


Procedimentos para abertura de Processos de interesse do estudante

Os alunos poderão solicitar ao Núcleo de Gestão Técnico Acadêmico do CFP (NUGTEAC-CFP) abertura de processos acadêmicos de seu interesse de onde estiverem e a qualquer horário via SIGAA. 

O que é NUGTEAC-CFP? É o setor que tem como uma de suas principais funções atender às demandas acadêmicas dos estudantes de graduação.

Site do NUGTEAC / Página no Facebook do NUGTEAC


Legislação e Normas relacionadas a sua vida acadêmica

Conheça  o Regulamento de Ensino de Graduação (REG). O REG estabelece normas relacionadas ao funcionamento dos cursos de graduação da UFRB, suas atividades formativas, seu regime acadêmico e seus mecanismos de avaliação.

Conheça também a Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), que é um órgão da Administração Central da UFRB responsável pelo diagnóstico dos problemas e proposição de políticas relacionadas ao ensino de Graduação. 

Consulte outros Documentos disponíveis no site do Curso de Filosofia, como Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), Regulamento de Atividades Complementares do Curso (ACC), Regulamento de Estágio e  Documentos Gerais da UFRB.


Você quer informações sobre auxílios estudantis?

Para isso você tem auxílio da Pró-Reitoria de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis (PROPAAE) com o Programa de Permanência Qualificada. As modalidades de auxílio são: auxílio moradia, auxílio pecuniário à moradia, auxílio deslocamento, auxílio alimentação, auxílio creche. Para mais informações entre em contato com a PROPAAE.


Você é um estudante com necessidades especiais?

Se sim, procure o Núcleo de Políticas de Inclusão (NUPI). O NUPI tem por objetivo assegurar condições de acessibilidade e atendimento adequado aos estudantes com necessidades especiais, comprometendo-se com a implementação de políticas e com a busca permanente de adequações da infraestrutura da Instituição e quebra de barreiras atitudinais. Contato


Atendimento ao aluno oferecido pela Coordenação do Colegiado de Filosofia

Caso você tenha dúvidas em relação ao Curso de Filosofia e queira marcar uma conversa com a coordenação do Curso, envie um e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e agende um atendimento. Telefone: (75) 3634-2452.

 

Você já respondeu o Questionário para Ingressantes?

O objetivo do Questionário é conhecer o perfil do ingressante. As informações detalhadas colhidas aqui são sigilosas e servirão de banco de dados para que o Colegiado do Curso e Núcleo Docente Estrutura (NDE) possam desenvolver ações de acompanhamento ao estudante durante o Curso.


Acompanhamento do estudante via Tutoria Acadêmica do Curso

Caso você precise de um acompanhamento mais personalizado sob tutela de um docente do Curso, informe-se sobre a Tutoria Acadêmica do Curso de Filosofia.


Tutoria por Pares

São encontros planejados entre calouros e veteranos do Curso discutir temas pertinentes e dificuldades na afiliação universitária.

Esses encontros têm por objetivo contribuir na adaptação/afiliação dos novos discentes; promover maior integração entre os calouros e veteranos; proporcionar um maior conhecimento das rotinas acadêmicas; auxiliar no desenvolvimento de competências transversais; e incentivar o sucesso acadêmico do discente ingressante.

Consulte a Coordenação do Colegiado do Curso de Filosofia para saber se há tutores por pares.  

Clique aqui para mais informações.


Apoio do Diretório Acadêmico (D.A.)

O D.A. é uma entidade estudantil organizada pelos estudantes do Curso de Filosofia.

Um dos seus principais objetivos é atender a demanda dos estudantes e representá-los nas instâncias administrativas da Universidade.

Clique aqui para mais informações sobre o D.A. no site do Curso de Filosofia.

Página no Facebook / Perfil no Instagram


Central do Estudante

Este espaço foi desenvolvido pela UFRB para apresentar aos (as) estudantes informações básicas sobre formas de acesso à UFRB, publicização de serviços, benefícios, programas, bolsas, políticas de inclusão, estágio, monitoria, documentos, processos acadêmicos e tutoriais. Clique aqui


Você precisa de auxílio psicológico?

A UFRB oferece um Serviço de Psicologia.

Clique aqui para mais informações sobre triagem, atendimento e contato.


Acesso à Biblioteca do CFP

Visite Site da Biblioteca do CFP ou entre em contato com a Biblioteca. A inscrição e revalidação na Biblioteca é realizada pelo SIGAA. Para mais informações acesse Orientação ao Usuário no site da Biblioteca.

No site você também encontra tutoriais que orientam sobre consulta do acervo, empréstimo interbibliotecário, renovação de materiais, e reserva de materiais. Conheça o acervo para consulta geral e o acervo de títulos de Filosofia

Instagram da Biblioteca


Você sabe o que faz um licenciado em Filosofia?

Acesse o site o Curso de Filosofia e procure se informar. No site você conhece também os principais objetivos do Curso de Licenciatura em Filosofia da UFRB. Clique aqui e conheça também alguns dos alunos que se formaram no Curso. Veja alguns depoimentos de egressos


Quer informações gerais de como funciona o Curso de Filosofia?

Acesse os seguintes nenus do Site do Curso de Filosofia:

O Curso: https://www.ufrb.edu.br/filosofia/o-curso

Diferencialhttps://ufrb.edu.br/filosofia/diferencial

Atividades: https://ufrb.edu.br/filosofia/atividades

Histórico: https://ufrb.edu.br/filosofia/historico


Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Filosofia

O PPC é o conjunto de diretrizes que expressam e orientam a prática pedagógica do Curso, sua concepção, sua estrutura curricular, as ementas, a bibliografia, entre outras diretrizes. Através do PPC você conhece a Organização Curricular do Curso.


 Planos de Curso

Você pode acessar os planos de curso dos componentes ofertados no semestre.


 O Núcleo de Pesquisa e Extensão Filosófica (NUPEF)

O NUPEF é um núcleo que reúne as atividades de pesquisa e extensão do Curso. Seu objetivo é congregar, promover, apoiar e divulgar as atividades de pesquisa e extensão do Curso, promover intercâmbio filosófico, científico, técnico e cultural com discentes e docentes de instituições de ensino do Brasil e do exterior. Acesse a Página do NUPEF e conheça os grupos de pesquisa e de estudo, os projetos de pesquisa dos docentes, os projetos de extensão, os eventos, dentre outras informações.


Você quer saber como se estrutura e funciona o UFRB e o CFP?

Estrutura Oganizacional da UFRB / Organograma do CFP


Redes Sociais do Curso de Filosofia

Fique por dentro do que acontece no Curso de Filosofia:

Curta nossa página no Facebook

Inscreva-se no nosso Canal no Youtube

Siga-nos no Instragram


Redes Sociais da Universidade

Esteja por dentro do que acontece no CFP e na UFRB através de suas redes sociais oficiais:

Página Facebook UFRB 

Instagram UFRB

Página Facebook CFP 

Instagram CFP


Outros links

Acesse outros links para você se informar sobre eventos, cursos, revistas acadêmicas, bibliotecas, vídeos na área de Filosofia no Brasil.


Você sabe o que é afiliação universitária?

Conceito, importância e seu impacto na inserção do aluno na universidade

O papel de diversos atores no processo de afiliação universitária

 

 

 

Fim do conteúdo da página