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Enade

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.

Aplicado pelo Inep desde 2004, o Enade integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), composto também pela Avaliação de cursos de graduação e pela Avaliação institucional. Juntos eles formam o tripé avaliativo que permite conhecer a qualidade dos cursos e instituições de educação superior brasileiras. Os resultados do Enade, aliados às respostas do Questionário do Estudante, são insumos para o cálculo dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior.

A inscrição é obrigatória para estudantes ingressantes e concluintes habilitados de cursos de bacharelado e superiores de tecnologia vinculados às áreas de avaliação da edição. A situação de regularidade do estudante é registrada no histórico escolar.

O Ciclo Avaliativo do Enade determina as áreas de avaliação e os cursos a elas vinculados. As áreas de conhecimento para os cursos de bacharelado e licenciatura derivam da tabela de áreas do conhecimento divulgada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Já os eixos tecnológicos são baseados no Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia (CNCST), do Ministério da Educação. 

Os processos avaliativos do Sinaes são coordenados e supervisio­nados pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes). A operacionalização é de responsabilidade do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

O exame é obrigatório e a situação de regularidade do estudante no Exame deve constar em seu histórico escolar. A primeira aplicação do Enade ocorreu em 2004 e a periodicidade máxima da avaliação é trienal para cada área do conhecimento. As notas podem ser consultadas no site do Inep

Fonte: site do Inep


Conceito do Curso de Licenciatura de Filosofia da UFRB

Em 2021 o Curso recebeu conceito 3

Fonte: site do Inep


Provas e Gabaritos:

Filosofia (licenciatura)

Provas e Gabaritos - 2021

Provas e Gabaritos - 2017

Provas e Gabaritos - 2014

Provas e Gabaritos - 2011

Provas e Gabaritos - 2008

Provas e Gabaritos - 2005

Fonte: Portal INEP/MEC


Banco de Questões - ENADE e Concursos

O Colegiado de Filosofia fez um levantamento em 2020 das questões do ENADE e de concursos realizados no Estado da Bahia para professores de Filosofia e classificou essas questões por componentes do Curso. Docentes podem trabalhar essas questões em sala de aula. Esse trabalho pode ser acessado aqui.  


Manual Orientador do ENADE Edição 2021

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio da Procuradoria Educacional Institucional (PEI) e da Coordenadoria de Ensino e Integração Acadêmica (CEIAC/PROGRAD), produziu o Manual Orientador do ENADE Edição 2021.


Programa de Acompanhamento do ENADE

A Resolução Nº 029, de 23 de agosto de 2021, aprovado pelo Conselho Acadêmico (CONAC) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) regulamenta o Programa de Acompanhamento do ENADE no âmbito dos Cursos de Graduação da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Segundo o Art. 3º o objetivo desse Programa é: 

I - Proporcionar o maior conhecimento da comunidade acadêmica sobre o ENADE e os impactos dos seus resultados para os cursos de graduação e para a instituição como um todo; II - Estimular a realização de atividades que possibilitem melhor desempenho dos discentes concluintes no ENADE; III - Mobilizar a participação dos discentes concluintes habilitados ao exame em todas as etapas do mesmo; IV - Estimular a análise, por parte dos Colegiados de Curso de Graduação e Núcleos Docente Estruturantes, dos relatórios ENADE Curso e ENADE IES produzidos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP); V - Contribuir para os processos de reformulação curricular e adoção de novas práticas de formação e gestão acadêmica voltadas à melhoria da qualidade dos cursos de graduação da UFRB; e VI - Elevar as notas de desempenho no ENADE dos cursos de graduação da UFRB.

 

 

 

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