Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Enade

O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) tem por objetivo avaliar o desempenho dos estudantes concluintes dos cursos de graduação com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos de graduação, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial, integrando o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).  

O exame é obrigatório e a situação de regularidade do estudante no Exame deve constar em seu histórico escolar. A primeira aplicação do Enade ocorreu em 2004 e a periodicidade máxima da avaliação é trienal para cada área do conhecimento.

 

Provas e Gabaritos:

Filosofia (licenciatura)

Provas e Gabaritos - 2021

Provas e Gabaritos - 2017

Provas e Gabaritos - 2014

Provas e Gabaritos - 2011

Provas e Gabaritos - 2008

Provas e Gabaritos - 2005

 

Fonte: Portal INEP/MEC

 


Banco de Questões - ENADE e Concursos

O Colegiado de Filosofia fez um levantamento em 2020 das questões do ENADE e de concursos realizados no Estado da Bahia para professores de Filosofia e classificou essas questões por componentes do Curso. Docentes podem trabalhar essas questões em sala de aula. Esse trabalho pode ser acessado aqui.  

 


Manual Orientador do ENADE Edição 2021

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio da Procuradoria Educacional Institucional (PEI) e da Coordenadoria de Ensino e Integração Acadêmica (CEIAC/PROGRAD), produziu o Manual Orientador do ENADE Edição 2021.

 


Programa de Acompanhamento do ENADE

A Resolução Nº 029, de 23 de agosto de 2021, aprovado pelo Conselho Acadêmico (CONAC) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) regulamenta o Programa de Acompanhamento do ENADE no âmbito dos Cursos de Graduação da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Segundo o Art. 3º o objetivo desse Programa é: 

I - Proporcionar o maior conhecimento da comunidade acadêmica sobre o ENADE e os impactos dos seus resultados para os cursos de graduação e para a instituição como um todo; II - Estimular a realização de atividades que possibilitem melhor desempenho dos discentes concluintes no ENADE; III - Mobilizar a participação dos discentes concluintes habilitados ao exame em todas as etapas do mesmo; IV - Estimular a análise, por parte dos Colegiados de Curso de Graduação e Núcleos Docente Estruturantes, dos relatórios ENADE Curso e ENADE IES produzidos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP); V - Contribuir para os processos de reformulação curricular e adoção de novas práticas de formação e gestão acadêmica voltadas à melhoria da qualidade dos cursos de graduação da UFRB; e VI - Elevar as notas de desempenho no ENADE dos cursos de graduação da UFRB.

 


<Voltar ao menu inicial do site>

 

 

Fim do conteúdo da página