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Planejamento Acadêmico

Calendário Acadêmico da UFRB

Aprovado em sessão do Conselho Acadêmico (CONAC), o documento assinala o início e término das aulas da graduação. Datas referentes aos processos seletivos de Rematrícula, Portador de Diploma e Transferência, edital de Monitoria Remunerada e inscrição para o Programa de Mobilidade Estudantil, por exemplo, também estão definidas no calendário.

Calendário recente e anteriores

 

Instrução Normativa PROGRAD/UFRB Nº 08 de 11 de novembro de 2022

Estabelece os turnos de oferta dos Cursos de Graduação da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Clique aqui para acessá-la. 

 

Planejamento Acadêmico e Planos de Curso

O Planejamento Acadêmico e os Planos de Curso dos componentes do Curso de Filosofia são apresentados em Reunião do Colegiado de Filosofia e, sem seguida, são aprovados em Reunião de Área e na Reunião do Conselho Diretor do Centro de Formação de Professores.

Formulário Modelo de Plano de Curso

Código dos Componentes da Estrutura Curricular do Curso

Procedimento Operacional Padrão (POP) para envio dos Planos de Curso pelo SIPAC

Planos de Cursos de Filosofia - Do Semestre 2018.1 até o presente

Planejamento acadêmico dos Cursos no site do CFP

 

SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas

O SIGAA informatiza os procedimentos da área acadêmica através dos módulos de graduação, pós-graduação (stricto e lato sensu), submissão e controle de projetos e bolsistas de pesquisa, submissão e controle de ações de extensão, submissão e controle dos projetos de ensino, registro e relatórios da produção acadêmica dos docentes, atividades de ensino a distância e um ambiente virtual de aprendizagem.

Manual do Portal Docente

 

Tutorais sobre ferramentas de comunicação

A Acessoria de Comunicação da UFRB disponibiliza tutoriais para ferramentas de comunicação com orientações para administrar sites da UFRB, fazer reuniões online, realizar lives e transmitir no Youtube, Facebook e Instagram, transmitir pelo StreamYard, entre outros.

Tutorial para Agendar Reuniões Virtuais

 

Orientações para docentes sobre estudantes com necessidades especiais

Conheça o Núcleo de Políticas de Inclusão (NUPI) da UFRB com o objetivo assegurar condições de acessibilidade e atendimento adequado aos estudantes com deficiência ou com necessidades educacionais específicas, comprometendo-se com a implementação de políticas e com a busca permanente da eliminação de barreiras. 

 

Banco de Questões - ENADE e Concursos

O Colegiado de Filosofia fez um levantamento em 2020 de Questões, do ENADE (2005-2017) e de concursos realizados no Estado da Bahia para professores de Filosofia (2010-2018), e classificou essas questões por componentes do Curso, conforme os componentes do Projeto Pedadógico do Cuso (PPC) 2020.1. Docentes podem trabalhar essas questões em sala de aula. 

 

Afiliação universitária

Conheça um pouco sobre este conceito, sua importância para o planejamento e como sua concepção impacta na dinâmica da Universidade. Assista vídeo Conceito, importância e seu impacto na inserção do aluno na universidade e o vídeo O papel de diversos atores no processo de afiliação universitária.

 

Medidas de combate à evasão e retenção

Em 2021 foi constituída uma comissão no âmbito do NDE do Curso de Filosofia da UFRB para apresentar um estudo sobre a evasão do Curso e, com isso, propor medidas de combate à evasão no Curso. Dentre as medidas sugeridas pela Comissão está o Protocolo para ações dos docentes.

 

Tutorial cancelamento de aula no péríodo de recesso

O período de recesso consta na caderneta de turma como período ativo de aulas. Isso ocorre porque situações como essa são atípicas e imprevistas na codificação do SIGAA. Manter esse período de aulas ativo impacta diretamente no cálculo de frequência dos discentes, por isso o NURAP - Núcleo de Registros e Apoio Acadêmico encaminha (em anexo) as orientações sobre como "cancelar uma aula" a partir do menu de turma virtual, para que registrem o período de recesso no Portal do Docente. Esse registro deve ser feito para todas as disciplinas/turmas que leciona. Esse é um procedimento que só pode ser efetivado pelos docentes, não existe a possibilidade de ser registrado via SURRAC ou diretamente no banco de dados com a COTEC.

 

Plano Individual de Trabalho (PIT)

Conforme Resolução CONSUNI 005/2016, no PIT o servidor docente deve detalhar as atividades de ensino, pesquisa, extensão e administração, e seu regime de trabalho. O PIT de cada docente deve ser entregue pelo mesmo para comunidade acadêmica até o primeiro dia letivo do semestre. A partir do semestre 2020.1 o PIT de cada docente estará disponível na página pública do docente no SIGAA

Tabela de Distribuição da Carga Horária Docente

Procedimento para envio do PIT pelo SIGAA

 

Relatório Individual de Trabalho (RIT)

Conforme Resolução CONSUNI 005/2016no RIT o servidor docente deve relatar suas atividades e produções acadêmicas do ano letivo anterior (dois semestres consecutivos do calendário acadêmico). O RIT(anual) deve ser entrege até 60 dias após o término do ano letivo. 

Formulário Modelo para entrega do RIT

Procedimento Operacional Padrão (POP) para envio do RIT pelo SIPAC

 

Relatório Semestral de Auto Avaliação do Docente em Estágio Probatório (RAD)

Conforme Resoulção CONAC 002/2008, o RAD é obrigatório para o servidor docente em estágio probatório. O RAD deve ser entregue ao final de cada semestre, tendo por base o Plano de Trabalho Docente, contendo uma análise das condições favoráveis e desfavoráveis para sua execução. O RAD deve ser entregue pelo SIPAC. Confira outras informações sobre Estágio Probatório Docente no site do CFPO envio do RAD deve ser enviado pelo SIPAC; atentar para a escolha do tipo de documento.

Formulário Modelo para entrega do RAD

 

Plano Trienal de Trabalho (PTT)

O PTT é obrigatório para o servidor docente em estágio probatório. No PTT o docente deverá descrever o que pretende fazer na Instituição, observando a interface entre ensino, pesquisa e extensão. Este Plano deverá ser desdobrado semestralmente na forma do Plano Individual de Trabalho (PIT) para efeito de acompanhamento e avaliação do seu desempenho previsto na Resoulção CONAC 002/2008. Outras informações sobre Estágio Probatório Docente estão no site do CFP.  O PTT deve ser enviado pelo SIPAC; atentar para a escolha do tipo de documento.

Formulário Modelo para entrega do PTT

 

Agendamento de férias

No SIGAC - Sistema de Gestão de Acesso você pode agendar suas férias. Baixe também o App SouGov no seu celular para acompanhar suas férias, seu contracheque, entre outros.

 

 

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