Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Núcleo Docente Estruturante (NDE)

Membros

Ana Carolina Reis Pereira (Presidente)

Geovana da Paz Monteiro

Giovana Carmo Temple

Rafael dos Reis Ferreira

Ricardo Henrique Resende de Andrade

José João Neves Barbosa Vicente

Thiago Rodrigo de Oliveira Costa,

Fábio Falcão Oliveira

Pablo Enrique Abraham Zunino

Sara da Silva Freitas

Yérsia Souza de Assis

Matheus Barreto Pazos de Oliveira

Portaria Nº 191, de 08 de março de 2024


Legislação

A Resolução CONAES Nº 01/2010 de 17 de junho de 2010, em seu Art. 1º, diz que "O Núcleo Docente Estruturante (NDE) de um curso de graduação constitui-se de um grupo de docentes, com atribuições acadêmicas de acompanhamento, atuante no processo de concepção, consolidação e contínua atualização do projeto pedagógico do curso."

Consta também, no parágrafo único do mesmo artigo, que "O NDE deve ser constituído por membros do corpo docente do curso, que exerçam liderança acadêmica no âmbito do mesmo, percebida na produção de conhecimento na área, no desensolvimento do ensino, e em outras dimensões entendidas como importantes pela instituição, e que atuem sobre o desenvolvimento do curso"

O Art. 2º da referida Resolução diz que são atribuições do NDE, entre outras:

"I - contribuir para a consolidação do perfil profissional do egresso do curso;

II - zelar pela integração curricular interdisciplinar entre as diferentes atividades de ensino constantes no currículo;

III - indicar formas de incentivo ao desenvolvimento de linhas de pesquisa e extensão, oriundas de necessidades da graduação, de exigências do mercado de trabalho e afinadas com as políticas públicas relativas à área de conhecimento do curso;

IV - zelar pelo cumprimento das Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação."

Para saber mais sobre o NDE, confira o Parecer CONAES Nº 04/2010 e a Orientação Técnica Nº 02/2020 que trata dos procedimentos para regulamentação dos NDEs dos cursos de graduação da UFRB em substituição à Nota Técnica Nº 03/2015.


Curricularização da extensão

Com o objetivo de operacionalizar a Resolução n° 025/2021 CONAC/UFRB, Proext, Prograd e Surrac publicaram o Guia da Curricularização da Extensão: Orientações Gerais para os Cursos de Graduação da UFRB. A publicação resume a trajetória da curricularização da extensão na UFRB e explica as possibilidades de inclusão da extensão nos Projetos Pedagógicos dos Cursos da Universidade. 


 Medidas de combate à evasão e retenção

Em 2021 foi constituída uma comissão no âmbito do NDE do Curso de Filosofia da UFRB para apresentar um estudo sobre a evasão do Curso e, com isso, propor medidas de combate à evasão no Curso. Dentre as medidas sugeridas pela Comissão está o Protocolo para ações do NDEEsse estudo serviu de base para as ações do Comitê Permanente de Enfrentamento da Evasão e Retenção dos Discentes do CFP e foi publicado.


Diretrizes para Projetos Pedagógicos de Cursos de Graduação da UFRB

A Resolução N° 016/2021 dispõe sobre o as diretrizes para criação, reformulação e ajuste de Projetos Pedagógicos de Cursos de Graduação da UFRB. Esse Resolução regulamenta e aprova as diretrizes que regem o processo de criação, reformulação e ajuste de Projeto Pedagógico de Curso de Graduação (PPC), considerando os aparatos legais fixados pelos órgãos de regulação da Educação Superior Brasileira e as determinações curriculares específicas que norteiam a dinâmica de funcionamento dos cursos de graduação ofertados pela UFRB.

Com base nisso, a Pró-Reitoria de Graduação - PROGRAD, através do Núcleo de Gestão Acadêmica de Cursos e Currículos - NUGACC, apresenta o Referencial Orientador para Projetos Pedagógicos dos Cursos de Graduação da UFRB. Aqui estão apresentados os elementos e informações essenciais para que os cursos da Universidade estejam em conformidade com a política institucional e com os documentos reguladores da política de educação superior nacional.

Consulte também Procedimentos para Elaboração e Reformulação de PPC's no site da PROGRAD:

https://www.ufrb.edu.br/prograd/component/phocadownload/category/31-procedimentos-para-elaboracao-e-reformulacao-de-ppc-s

 

 

 

Fim do conteúdo da página