Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Formas de ingresso

O curso de Licenciatura em Filosofia da UFRB recebe um total de 60 alunos por ano através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O curso oferece ainda vagas em editais para Transferência Externa (alunos de outras universidades), Transferência Interna (mudança de curso dentro da UFRB), Rematrícula, Portador de Diploma, processo seletivo especial para Indígenas Aldeados e Quilombolas e Aluno Especial. Acompanhe os editais através deste link: https://ufrb.edu.br/portal/prosel. Conheça cada uma dessas formas abaixo:


Sistema de Seleção Unificada (Sisu)

É o sistema informatizado gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC) no qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para candidatos participantes do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem). O processo seletivo do Sisu é realizado duas vezes ao ano, sempre no início do semestre letivo. A inscrição é gratuita, em uma única etapa e é feita pela internet, mas para ingresso no Curso de Filosofia da UFRB o processo seletivo é anterior ao início do primeiro semestre letivo. 

Ao final da etapa de inscrição, o sistema seleciona automaticamente os candidatos mais bem classificados em cada curso, de acordo com suas notas no Enem e eventuais ponderações. Serão considerados selecionados somente os candidatos classificados dentro do número de vagas ofertadas pelo Sisu no curso, por modalidade de concorrência. A cada chamada, os candidatos selecionados têm um prazo para efetuar a matrícula na instituição, confirmando dessa forma a ocupação da vaga.

Após as chamadas regulares do processo seletivo, o Sisu disponibilizará uma Lista de Espera a ser utilizada prioritariamente para preenchimento das vagas eventualmente não ocupadas. Para participar da Lista de Espera do Sisu, o candidato deve manifestar o interesse no prazo especificado no cronograma.

Os processos de inscrição, seleção, lista de espera e divulgação são realizados diretamente pelo Ministério da Educação (MEC) no seu sítio http://www.sisu.mec.gov.br.


Cadastro Seletivo

Após a divulgação do resultado do SiSU, a UFRB promove o Cadastro Seletivo para preenchimento das vagas remanescentes. Para participar, o candidato deve ter manifestado interesse em continuar concorrendo às vagas da Lista de Espera do Curso de Filosofia da UFRB no SiSU, durante o período especificado em seu cronograma e, posteriormente comparecer no campus do Centro de Formação de Professores (CFP) da UFRB, onde está localizado do Curso de Filosofia da UFRB, no período estipulado em Edital de Convocação.


Transferência Interna

É a forma de ingresso que permite ao discente regular da UFRB, uma única vez, por meio de processo seletivo específico, a mudança do curso de graduação a qual está vinculado, para outro curso de graduação oferecido pela UFRB. Essa é a oportunidade para o aluno que está em outro curso da UFRB e quer cursar Filosofia na mesma Universidade. 


Transferência Externa

É o ato decorrente da transferência para a UFRB, do vínculo que o discente de curso de graduação mantém com a instituição de origem nacional mediante ocupação de vagas específicas e aprovação em processo seletivo próprio. Se você é de outra universidade e gostou do perfil do nosso Curso e da UFRB, é a oportunidade que você tem para pedir transferência. 


Matrícula de Portador de Diploma de Nível Superior

É a forma de ingresso destinada ao candidato que possui diploma em curso de graduação, legalmente reconhecido pelo MEC e tem intenção de obter novo título.


Rematrícula

É destinada a alunos “desligados” de um curso de graduação da UFRB e que pretendam reintegração no mesmo curso, excetuando-se as situações previstas no Regulamento de Ensino de Graduação da UFRB.


Transferência Ex Officio

É a matrícula obrigatória de aluno decorrente de transferência de servidores públicos ou seus dependentes, em razão de mudança do local de trabalho, no interesse da administração pública, dar-se-á na forma da legislação em vigor.


Aluno Especial

É a matrícula concedida àqueles que desejam aprofundar estudos ou pesquisas de interesses particulares. Será permitida a concluinte ou egresso do ensino médio, a estudante de curso superior de instituições nacionais ou estrangeiras, bem como a graduados por estas instituições ou pela própria UFRB, que deseje realizar estudos específicos em até 3 componentes curriculares, condicionada à existência de vagas.


Indígenas Aldeados e Quilombolas

É a forma de ingresso destinada aos candidatos de comunidades Remanescentes de Quilombos e Indígenas e Aldeados, por meio de um processo seletivo especial.


Fonte: https://ufrb.edu.br/portal/formas-de-ingresso


 

 

Fim do conteúdo da página