SEMINÁRIO

Seminário Internacional - Questionando a legitimidade dos golpes de estado no Brasil e na África no período pós-colonial

O seminário internacional com o título "Questionando a legitimidade dos golpes de estado no Brasil e na África no período pós-colonial" tem como finalidade questionar as tentativas de golpes e fará a leitura dessa forma agressiva de estabelecimento de poder dos homens, como prática de favorecimento das camadas elitistas cujo discurso passa pelo viés colonizador das instituições.

Tanto os países da América Latina como o continente Africano passaram por essa agressão colonizadora que se estabeleceu agressivamente com finalidade de explorar os povos, sendo por manobra política, por manobras jurídicas ou por mãos armadas.

O seminário proposto irá questionar este estado de golpes que surgiram ao longo de décadas, com análises propostas observaremos como Angola e Brasil tem lutas e reflexões que legitimam a democracia e confrontam o golpe de estado e a colonização das mentes.

Programação:

17: 00 – Abertura Fábio Falcão Oliveira, Doutor em História da Educação (UFSCAR). Pós-Doutor em Estudos Literários (UNEMAT). Professor do Colegiado de Filosofia da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

17:05 – Apresentação dos palestrantes.

17:10 – Palavra com Nelson D. António Doutor em Ciência Política e Professor na Academia de Ciências Sociais e Tecnologias, ACITE (Luanda) com bolsa sanduiche e residência na UERJ/IESP (Brasil).

17:30 – Palavra com Kleyson R. Assis,  Doutor em Ensino, Filosofia e História das Ciências (UFBA). Pós-Doutorado em Educação (UEFS). Professor do Colegiado de Filosofia da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

17: 55 – Abertura para perguntas.

18:10 – Encerramento.

Transmissão do Evento

Clique aqui para fazer sua inscrição!