Participação na 5ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2022 - CFP/UFRB

Publicado: Quinta, 27 Outubro 2022 14:20

A 5ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) 2022 foi realizada no Centro de Formação de Professores (CFP) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) em Amargosa nos dias 25, 26 e 27 de outubro.

O tema desta edição foi “Bicentenário da Independência: 200 anos de Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil”, com coordenação geral dos professores Leandro do Nascimento Diniz e Yuji Nascimento Watanabe; com a participação de outros gestores, docentes, técnicos e discentes do CFP/UFRB.

Ao longo dos três dias de Evento foi apresentado uma diversidade de atividades, no intuito de estimular a curiosidade e criatividade, promovendo a divulgação científica por um roteiro, no qual os participantes percorreram as Estações nas áreas de Química, Astronomia, Física, Biologia, Matemática e Filosofia.

O Curso de Filosofia participou com a apresentação do Núcleo do Pesquisa e Extensão Filosófica (NUPEF). Os professores Rafael Ferreira, Matheus Pazos e Fábio Oliveira falaram sobre o que é Filosofia, a natureza e especificidade do trabalho do filósofo, bem como o perfil do Curso de Filosofia da UFRB.

Com a SNCT 2022 do CFP/UFRB se objetiva fortalecer as discussões e a promoção da Ciência para os mais diversos públicos, incluindo os alunos do Ensino Fundamental, Médio e EJA, tanto escolas públicas quanto privadas, da cidade de Amargosa e região. Também pretendeu-se proporcionar o incentivo ao ingresso no Ensino Superior e a Alfabetização Científica com ações que destacam a importância da Ciência para o desenvolvimento humano, sustentável e social, respeitando a variedade de recursos e conhecimentos das diversas áreas participantes. O evento foi aberto para a comunidade interna e externa do CFP/UFRB.