O Curso de Filosofia da UFRB obtém nota máxima no Guia da Faculdade 2022

Publicado: Sexta, 04 Novembro 2022 05:29

O Curso de Licenciatura em Filosofia da UFRB da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) foi avaliado com destaque nacional pelo Guia da Faculdade, edição 2022, parceria entre o jornal O Estado de S.Paulo e Quero Educação (SP) - uma das principais startups da área educacional do País, obtendo 5 estrelas. A nota 5 é a máxima do Guia, que publica os cursos avaliados com notas de 3 (bom), 4 (muito bom) e 5 (excelente).

Os cursos avaliados pelo Guia precisam ter ao menos uma primeira turma com alunos já formados. Os critérios de avaliação são a qualidade do projeto pedagógico, corpo docente e infraestrutura. Os avaliadores são coordenadores e professores do ensino superior brasileiro, em trabalho voluntário. Esses avaliadores são acionados para dar notas aos cursos das suas áreas de formação e de instituições prioritariamente localizadas na mesma região do país na qual trabalham.

Cada curso é distribuído para a avaliação de seis professores, com cada um dando notas (de 1 a 5) para cada curso. A maior e a menor notas recebidas por cada curso são descartadas. O resultado numérico do curso em 2022 é a média das notas intermediárias restantes. O resultado numérico de 2022 (com peso 3) é somado ao resultado numérico de 2021 (peso 2) e ao resultado de 2020 (peso 1) para se extrair o resultado numérico final de cada curso. Se um curso não foi avaliado em um dos anos anteriores, esse ano é desconsiderado da sua média final.

O resultado numérico final é transformado em estrelas de acordo com as seguintes faixas de conversão: entre 5 e 4,50 – 5 estrelas, menor que 4,50 a 3,50 – 4 estrelas, menor que 3,50 a 2,50 – 3 estrelas, menor que 2,50 – não-estrelado. Um curso só pode ganhar ou perder 1 estrela de um ano para o outro da avaliação.