CAPES inscreve estudantes de graduação para intercâmbio em universidade de Moçambique

Publicado: Quarta, 20 Dezembro 2023 10:23

Estudantes de graduação da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) podem se inscrever no processo seletivo do Programa "Caminhos Amefricanos: Programa de Intercâmbios Sul-Sul", até o dia 4 de janeiro, pelo formulário de inscrição online disponível em inscricao.capes.gov.br.

edital do programa é uma iniciativa do Ministério da Igualdade Racial (MIR), em parceria com o Ministério da Educação (MEC) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e visa estimular e promover a socialização de conhecimentos, experiências e políticas públicas de combate ao racismo no Brasil, viabilizando a implementação de ações de intercâmbio internacional de curta duração.

Serão selecionados até 50 estudantes quilombolas ou autodeclarados pretos ou pardos, alunos de licenciaturas a partir do 5° semestre e vinculados a Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas ou grupos correlatos, para intercâmbio de 15 dias na Universidade Pedagógica de Maputo (UP – Maputo), em Moçambique. O intercâmbio de estudantes de graduação, especialmente aqueles que são quilombolas ou autodeclarados pretos ou pardos, do Brasil para Moçambique, pode ser uma experiência enriquecedora em termos de troca cultural, aprendizado acadêmico e construção de redes internacionais.

São requisitos para participar da seleção, dentre outros: não ter recebido bolsa ou benefício, no Brasil ou no exterior, para a mesma modalidade de agência pública federal nos últimos 24 meses; ter integralizado até, no máximo, 90% (noventa por cento) das disciplinas de curso de Licenciatura; estar regularmente vinculado(a), há pelo menos 2 semestres, a Núcleo de Estudos Afro-brasileiros (NEABs), Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABIs) ou grupos correlatos, ou participar de programas de iniciação científica ou iniciação à docência, como o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC). As ações das quais o(a) candidato(a) participe devem estar relacionadas ao desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e/ou extensão voltadas à Educação das Relações Étnico-Raciais e ao Ensino da História e Cultura Afro- brasileira e Africana.

Os estudantes selecionados receberão recursos para diárias (15 dias), no valor de R$ 10.500; auxílio deslocamento (passagens aéreas), no valor de R$ 13.172; auxílio seguro saúde, no valor de R$ 520,75; auxílio para emissão de passaporte, correspondente a R$ 257,25; e auxílio para emissão de visto de entrada em Moçambique, no valor de R$ 250. Não serão pagas pelo MIR ou pela CAPES eventuais taxas acadêmicas ou administrativas.

Documentos - Os estudantes da UFRB interessados devem providenciar documento de identidade com foto; comprovante de residência no Brasil, histórico da graduação em andamento; autodeclaração; declaração de ciência da inscrição no edital da coordenação do curso do(a) candidato(a); declaração da coordenação da qual o(a) candidato(a) participa e desenvolve atividade de ensino, pesquisa ou extensão há, pelos menos, 1 (um) ano em NEABS, NEABIs ou grupos correlatos; e carta de intenção do(a) candidato(a) ao Programa de Intercâmbios Sul-Sul.

Caminhos Amefricanos - A Edição Moçambique de Caminhos Amefricanos está em conformidade com os acordos e tratados internacionais na área, tais como os Planos de Ação da Conferência Mundial contra o Racismo, Discriminação Racial, Xenofobia e Intolerância Correlata (DURBAN, 2021) e a Década Internacional de Afrodescendentes. Ademais, estão em consonância com o arcabouço legal brasileiro que objetiva o combate e a superação do racismo na sociedade brasileira, como o Estatuto da Igualdade Racial (BRASIL, 2010) e a Lei n° 10.639/2003, que tornou obrigatório o ensino da História e Cultura Afro-brasileira e Africana.

Confira os detalhes no Edital N° 34/2023.

Sabia mais sobre o Programa.

Fonte da publicação: https://www.ufrb.edu.br/portal/noticias/7116-capes-inscreve-estudantes-de-graduacao-para-intercambio-em-universidade-de-mocambique