UFRB divulga lista de ingressantes por semestre e procedimentos para confirmação de matrícula

Publicado: Quarta, 28 Fevereiro 2024 18:01

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) divulgou mais uma lista importante do Sisu 2024: a lista dos estudantes pré-matriculados por semestre, que inclui tanto os aprovados diretamente no Sisu, quanto os aprovados pela lista de espera. Os(As) estudantes devem realizar a confirmação de matrícula de acordo com o semestre de ingresso.

Para os(as) ingressantes no 1º semestre, a confirmação acontece nos dias 28 (quarta) e 29 de fevereiro (quinta), 1º (sexta) e 4 de março (segunda), das 8h às 17h para cursos diurnos e das 8h às 20h para cursos noturnos. Já os(as) ingressantes do 2º semestre farão a confirmação de 13 a 19 de agosto.

O(A) estudante deve comparecer presencialmente ao Núcleo de Gestão Técnico Acadêmico (NUGTEAC) do Centro de Ensino ao qual o seu curso está vinculado e apresentar documento de identificação com foto para realizar a confirmação da matrícula.

Endereços dos Centros de Ensino

CAHL – Centro de Artes, Humanidades e Letras Quateirão Leite Alves: Rua Maestro Irineu Sacramento, S/N, Centro - Cachoeira/BA
CCAAB – Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas Rua Rui Barbosa, 710 - Centro - Cruz das Almas/BA
CCS – Centro de Ciências da Saúde Av. Carlos Amaral, 1015 - Cajueiro - Santo Antônio de Jesus/BA
CECULT – Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas Rua General Argolo, 40, Sacramento - Santo Amaro/BA
CETEC – Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas Rua Rui Barbosa, 710 - Centro - Cruz das Almas/BA
CETENS – Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade Av. Centenário, 697 - Bairro SIM - Feira de Santana/BA
CFP – Centro de Formação de Professores Av. Nestor de Melo Pita, 535 - Amargosa/BA

Guia de Sobrevivência do Calouro apresenta UFRB aos(às) ingressantes

Os(As) estudantes que ingressam neste semestre, 2024.1, já podem consultar o "Guia de Sobrevivência do(a) Calouro(a)". Trata-se de um hotsite com orientações gerais sobre a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).

O(A) estudante recém-chegado(a) encontrará informações sobre vida acadêmica, assistência e permanência estudantil, bibliotecas da UFRB, acolhimento em saúde mental, fontes de referência para esclarecimento de dúvidas, entre outros assuntos.

Acesse ufrb.edu.br/calouro.

Eventos de acolhimento

No dia 29 de fevereiro, a partir das 14h, a Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) realizará o evento "Acolhimento aos(às) Ingressantes - Semestre 2024.1", de forma virtual, com  transmissão pela TV UFRB. A participação dos(as) calouros(as) no evento dará direito à certificação.

Além do evento virtual organizado pela PROGRAD, os Centros de Ensino da UFRB realizam a Semana de Integração Acadêmica, com programação voltada exclusivamente para recepção de seus(as) calouros(as). Os(As) ingressantes devem conferir a programação da Semana de Integração Acadêmica nos sites dos Centros de Ensino.

Primeiro acesso ao sistema acadêmico

Para realizar o primeiro acesso no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), os(as) ingressantes do semestre 2024.1 devem confirmar a matrícula e posteriormente realizar o passo a passo descrito no tutorial no fim desta matéria.

Criação de e-mail institucional

Para criar o e-mail institucional (@aluno.ufrb.edu.br) e ter acesso ilimitado aos recursos de drive, webconferência (meet), agenda e docs, o(a) ingressante deve acessar o SIGAA e, no Portal do(a) Discente, clicar na opção “criar e-mail institucional”, escolher um login e cadastrar. O e-mail é criado na hora, utilizando a mesma senha de acesso ao SIGAA como senha inicial.

Início das aulas

As aulas do semestre 2024.1 iniciam em 4 de março e terminam em 13 de julho, de acordo com o Calendário Acadêmico

Dúvidas

Em caso de dificuldades no sistema, cadastro não encontrado ou dúvidas sobre os procedimentos, os(as) ingressantes devem entrar em contato com a UFRB via Central de Atendimento.

Tutorial de primeiro acesso ao SIGAA

(Clique para ampliar)

primeiro acesso sigaa