Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Pesquisa


 Atividades de Pesquisa

Atividades recentes

Produção Docente

Vídeo de Divulgação

 


 Seminários de Pesquisa do NUPEF

Os Seminários são encontros de apresentação e discussão das pesquisas dos membros do NUPEF. O objetivo dos Seminários consiste em apresentar e discutir as pesquisas dos pesquisadores do Núcleo visando a publicação periódica do Núcleo em forma de livro. São realizados mensalmente no formato de um professor apresentador e um professor mediador. Confira a Programação.

  


 Grupos de Estudos e Grupos de Pesquisa

   

Grupo de Estudos Mulheres, Filosofia e Literatura

Objetivo: Lançar luz sobre a produção literária especificamente realizada por mulheres, a fim de discutir e recortar no texto literário questões filosóficas as mais diversas. Para tanto, o recurso a obras clássicas da tradição filosófica constarão também como referências nos estudos, uma vez que seja através do pensamento desses filósofos e filósofas que abordaremos os temas literários. Através do diálogo fecundo entre filosofia e literatura, aprofundar a produção conceitual filosófica de modo mais flexível, de maneira que os conceitos se adéquem mais talhadamente à realidade temporal, mutável e diversa, seguindo a metodologia intuitiva bergsoniana. Site / Instagram

Coordenação: Profa. Geovana da Paz Monteiro

Membros: Andreza Ferreira Santos, Floracy Moreira dos Santos, Jucélia de Jesus, Evelin Juliana da Silva, Delma Moraes de Almeida, Sônia Cristina S. da Silva, Suely Santos Guedes de Santana, Denise Magalhães da Costa, Girlene Andrade Assis, Eliene Macedo Silva, Iranildes Oliveira Delfino, Daiane Soares dos Santos, Rosa Ilana Santos, 

Período de vigência: 2021

 

Grupo de Pesquisa Subjetividade no Pensamento Contemporâneo

Objetivo: O grupo é uma iniciativa conjunta de docentes de diversas instituições, tais como UFRB, UFAL, UEFS, UFS e UFF. Ele visa promover o debate interdisciplinar entre as diversas áreas do saber que se debruçam sobre a temática da subjetividade, tais como (mas não exclusivamente) a filosofia e a psicologia. O grupo é composto de três linhas majoritárias: (i) fenomenologia, hermenêutica e temporalidade, (ii) genealogia e ética e (iii) cognição e corporeidade. Clique aqui para acessar a página do Grupo no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq.

Coordenação: Profa. Giovana Carmo Temple e Fernando Meireles Monegalha Henriques

Membros: Cristina Amaro Viana Meireles, Cícero Josinaldo da Silva Oliveira, Henrique José Praxedes Cahet, João Carlos Neves de Souza e Nunes Dias, Malcom Guimarães Rodrigues, Marcio Luiz Miotto, Matheus Hidalgo, Maxwell Morais de Lima Filho, Regiane Lorenzetti Collares, Roberto Roque Lauxen, Rodrigo Barros Gewehr, Sandra Raquel Santos de Oliveira

Período de vigência: 2012 - Atual

 

Grupo de Estudos e Pesquisa em Estética (GEPE)

Objetivo: O grupo está cadastrado no Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq e tem por objetivo dar apoio acadêmico e subsídios teóricos para a metodologia de pesquisa na área de filosofia, assumindo como objeto de estudo duas linhas de pesquisa interligadas: por um lado, a caracterização da estética como prática conceitual junto às diferentes manifestações artísticas e culturais (literatura, cinema, música etc.); por outro, examinar a obra de Gilles Deleuze em diálogo com outros pensadores contemporâneos (Bergson, Nietzsche e Foucault). A repercussão do trabalho do grupo aparece, primeiramente, na elaboração de monografias de Trabalho de Conclusão de Curso e projetos de mestrado; mas também na participação dos seus integrantes em diversos eventos científicos e nas publicações de artigos ou livros resultantes das leituras e atividades realizadas. O Grupo de Estudos e Pesquisa em Estética - GEPE foi criado em 2015 no Centro de Formação de Professores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - CFP/UFRB por um grupo de estudantes interessados em aprofundar temas problematizados nos componentes de Estética do Curso de Licenciatura em Filosofia, sob orientação do professor Pablo Zunino. Em 2016, o GEPE organizou o I Encontro de Estética da UFRB com a participação de alunos, professores e pesquisadores da instituição e de outras IES. Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Clique aqui para acessar o Site. Clique aqui para acessar a página do Grupo no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq.

Coordenação: Prof. Pablo Enrique Abraham Zunino

Membros: Daiane Soares dos Santos, Josemary da Guarda de Souza, Kassia Ellen Vitorino da Silva, Luize de Queiroz, Maria Cândida Neres Batista, Rafael dos Reis Ferreira, Vinícius Gomes Alves, Ananda de Farias Batista, Amanda Caires, Isabela de Jesus Neves, Leticia Siqueira, Naiane Almeida, Daniel Rodrigues Ramos, Geovana da Paz Monteiro, Ricardo Henrique Rezende de Andrade, Rosana Sapucaia

Período de vigência: 2015 - Atual

 

Grupo de Estudos Subjetividade e Ontologia na Filosofia Contemporânea

Objetivo: Estudar as influências de Henri Bergson no pensamento contemporâneo, principalmente na filosofia de Gilles Deleuze e na fenomenologia francesa (Merleau-Ponty e Sartre), fazendo contrapontos com o desenvolvimento da técnica (fotografia e cinema) desde o início do século XX até hoje. Trata-se de olhar, questionar e compreender esses fenômenos desde uma perspectiva estética e crítica das posições filosóficas assumidas em cada etapa da pesquisa (pós-estruturalismo, fenomenologia, estudos culturais, humanismo, bergsonismo, etc.).

Coordenação: Prof. Pablo Enrique Abraham Zunino

Membros: Luize Santos de Queiroz, Maria Cândida Neres Batista, José Marques Cardoso de Oliveira, Daiane Soares dos Santos, Eliene Macedo Silva, Najla Peixoto dos Santos, Pedro Sousa dos Santos, Rosemare dos Santos Pereira

Período de vigência: 2011 - 2015

 

Grupo de Estudos e Pesquisa em Lógica, Filosofia da Linguagem e Epistemologia (GELEFL)

Objetivo: Aprofundar temas e questões em Lógica, Epistemologia e Filosofia da Linguagem. Os temas centrais de interesse são: a lógica (ou as lógicas) da razão; modelo, estrutura e limite das teorias científicas; gênese e fundamentos do conhecimento científico; relações entre linguagem, pensamento e realidade.

Coordenação: Prof. Rafael dos Reis Ferreira

Membros: Uilliam dos Santos do Rosário, Anerivânia Mascarenhas Oliveira, Tiago dos Santos Silva, Adelson dos Santos Caldas

Período de vigência: 2019 - Atual

 

Grupo de Estudos ANALYSIS: a recepção contemporânea da filosofia antiga grega

Objetivo: Estudo sistemático de caráter analítico, hermenêutico e historiográfico da recepção contemporânea da filosofia antiga grega.

Coordenação: Prof. Thiago Rodrigo de Oliveira Costa

Membros: Emanuella de Souza Fernandes, Ilma dos Santos, Jaqueline Souza Teixeira, Érica Guimarães, Valdice dos Santos, Evelin Silva.

Período de vigência: 2020 - Atual

 


 Projetos de Pesquisa

 

Metodologia do Ensino de Filosofia: da pergunta filosófica à sequência didática

Coordenação: Ana Carolina Reis Pereira

Objetivo: Colaborar com a formação inicial dos professores de filosofia ao propor a investigação e produção de metodologias para o ensino desta área do conhecimento na atualidade. . Autores como Gallo (2012), Zabala (2010) e Cerletti (2008), nos ajudaram a problematizar a elaboração de sequências didáticas e sua adequação às mais recentes legislações educacionais e às especificidades de cada contexto de atuação. Adotando a metodologia da pesquisa-ação, o intuito é fornecer aos futuros professores bases conceituais e metodológicas para ensinar filosofia no atual contexto educacional brasileiro.

Período de vigência: 18/02/2020 a 20/12/ 2023

 

Desejo e Prazer em Michel Foucault

Coordenação: Profa. Giovana Carmo Temple

Objetivo: Considerando a análise desta genealogia do sujeito de desejo feita por Foucault a partir da história da sexualidade, este projeto buscará mostrar como Foucault parece preferir a noção de prazer, e não de desejo, para pensar uma economia geral do prazer que não seja sexualmente normatizada.

Período de vigência: 01/07/ 2020 - 01/07/2022

 

Moral e Religião: diálogos possíveis entre Bergson e Freud

Coordenação: Profa. Geovana da Paz Monteiro

Objetivo: A pesquisa pretende, primeiramente, abordar a relação entre moral e religião a partir da obra As duas fontes da moral e da religião (1937), de Henri Bergson (1859-1941); em seguida, buscaremos destacar aproximações possíveis entre o pensamento de Bergson e as ideias do médico austríaco Sigmund Freud (1856-1939), apresentadas nas obras Totem e tabu (1913), O mal estar na civilização (1930) e O futuro de uma ilusão (1926). Haveria um traço de união entre as ideias destes autores conduzidos pela suspeita de que, no decorrer do processo evolutivo, a socialização do humano se deu paralelamente à manutenção de certas proibições morais ou tabus, os quais, na visão de Bergson, serviriam como entrave à possibilidade de uma moral mais aberta e, por fim, à possibilidade de se atingir uma experiência genuinamente mística.

Período de vigência: 2016 - 2020

 

Sobre a democracia: a representação política em questão

Coordenação: Prof. José João Neves Barbosa Vicente

Objetivo: Pesquisar o sentido e o significado da democracia a partir da Grécia Antiga, no intuito de entender o mecanismo da representação política amplamente utilizado nas democracias atuais, e descobrir o motivo da sua introdução e qual a sua verdadeira função nesse sistema político.

Período de vigência: 2016 - 2021

 

Potencialidades da fotografia como método – pensamento e imagem

Coordenação: Prof. Kleyson Rosário Assis

Objetivo: Há muitas possibilidades para a utilização da fotografia como método no trabalho em educação e afins. O pressuposto básico é de que as imagens são portadoras de pensamento. Desde a perspectiva filosófica adotada aqui, pensamento, imagem e linguagem caminham juntos. Enquanto portadoras de pensamento, as imagens fotográficas também nos fazem pensar, assim como comunicam. A escrita é uma forma de linguagem-imagem-pensamento. Na academia ela tem sido marcada pela lógica cartesiana. Aqui pretendemos abordá-la de forma multifacetada, considerando seus aspectos de observação sensível e imaginativo. O olhar que também escuta – uma atitude cotidiana manifesta, por exemplo, quando dizemos: “Veja essa música como é bonita”. Ao adotar a fotografia como método, os caminhos são infinitos.

Período de vigência: 04/2020 - 11/2020

 

Estética, cinema e temporalidade: Bergson e Deleuze 

Coordenação: Prof. Pablo Enrique Abraham Zunino

Objetivo: Os objetivos do projeto são: (1) caracterizar a estética da imagem a partir da leitura deleuzeana da teoria das imagens de Bergson; (2) indicar de que modo esta estética pode ser pensada como uma ontologia da imagem decorrente das análises de Cinema 1 e Cinema 2 ; (3) Verificar como a crise da imagem ação, no cinema, dá lugar a uma política da imagem que consiste em dar voz às minorias ou aos “movimentos aberrantes” da sociedade contemporânea; (4) pensar junto com Deleuze e seus intercessores uma pedagogia da imagem que nos ajude a reflexionar sobre a nossa própria atividade filosófica e educativa no mundo atual. 

Período de vigência: 19/08/2019 - 18/08/2023 

 

O possível e o necessário na construção de teorias filosóficas e científicas

Coordenação: Prof. Rafael dos Reis Ferreira 

Objetivo: De modo geral, investigarei como o sujeito epistêmico torna-se capaz de construir teorias filosóficas e científicas sobre o mundo. Em específico, investigarei, a partir principalmente do referencial da Epistemologia Genética de Jean Piaget, como que a construção de implicações lógicas em sistemas de esquemas sobre signos permite que o sujeito estabeleça relações de possibilidade e necessidade, condição para as explicações filosóficas e científicas construídas pelo sujeito sobre a realidade.

Período de vigência: 08/2021 - 08/2024

 

Política e ideologia no Ensino de Filosofia no Brasil 

Coordenação: Prof. Ricardo Henrique Resende Andrade

Objetivo: Esta pesquisa concentra um duplo objetivo, primeiro é o de realizar um mapeamento da orientação política e seus reflexos ideológicos e partidários entre alguns dos principais filósofos brasileiros que foram professores/as ou autores/as de livros didáticos de filosofia desde a metade do século IX até o ano 2020 e estudar os seus impactos no ensino e na divulgação da filosofia no País; segundo, o de realizar um estudo nos exames de acesso universitário por via do ENEM e de avaliação do ensino superior via o ENAD, com o fito de avaliar a composição das questões de filosofia política sob o ponto de vista dos conhecimentos tradicionalmente exigidos nesse campo em toda sua diversidade histórica e cultural e observar se existe - e, em caso afirmativo, em que medida e qualidade - uma possível relação entre essas questões e uma eventual adesão prévia, supostamente exigida aos candidatos, em relação aos posicionamentos de viés político-ideológicos de esquerda (socialista) ou direita (liberal ou conservadora) para que possam respondê-las com acerto; pretende-se confrontar os exames realizados na última década (2009-2018) com os que serão praticados a partir de 2019 até 2022. 

Período de vigência: 11/2019 - 03/2023

 

Sílvio Romero: erística, filosofia e ensino

Coordenação: Prof. Ricardo Henrique Resende Andrade

Objetivo: Examinar nas obras filosóficas e críticas de Sílvio Romero sua contribuição, quase sempre eivada de polêmicas e combates erísticos, sua contribuição modernizante para os estudos da filosofia no Brasil, bem como de seu ensino.

Período de vigência: 03/2017 - 03/2021

 

Linguagem, pensamento e realidade na genealogia da lógica

Coordenação: Prof. Thiago Costa

Objetivo: Trata-se de investigar na genealogia da lógica o lugar que o discurso ocupa entre o pensamento e a realidade indo do paradoxo de Epimênides à disciplinarização da lógica no helenismo.

Período de vigência: 2020 - 2024

 


 

<Voltar ao início da página do NUPEF>

 

Fim do conteúdo da página