Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Projetos de Extensão

Café Filosófico-Científico

Objetivo: O Projeto tem por objeto a reflexão filosófica sobre os mais variados temas, no âmbito da comunidade acadêmica do Centro de Formação de Professores, bem como fora dela. Objetiva-se fomentar a interação Universidade-Comunidade, a partir da discussão de problemas filosóficos relacionados à construção do saber científico, além da criação de um espaço para o convívio entre as diversas áreas do saber que compõem o amplo campo da Educação. O projeto prevê a realização de mesas redondas e palestras a serem ministradas em um ambiente descontraído, tanto por membros da comunidade interna ao Centro quanto externa, assim como por membros de outras instituições.

Coordenação: Profa. Geovana da Paz Monteiro e Profa. Ana Carolina Reis Pereira.

Equipe Executora: Profa. Geovana da Paz Monteiro, Profa. Ana Carolina Reis Pereira, Anerivânia Mascarenhas Oliveira

Bolsista PIBEX: Anerivânia Mascarenhas Oliveira

Vigência: Desde 2010

 

EgressoCast Graduação Filosofia UFRB

O Projeto de Extensão EgressoCast Filosofia UFRB tem por objetivo apresentar a trajetória profissional e acadêmica de alunos egressos do Curso de Licenciatura em Filosofia da UFRB através de entrevistas no formato podcast. Espera-se que as narrativas coletadas por esse Projeto sirvam como inspiração e possam motivar os estudantes do ensino médio e graduandos em Filosofia em suas trajetórias profissionais. As entrevistas são publicadas no Youtube e Spotify. Acompanhe nosso perfil no Instagram

Coordenação: Prof. Rafael dos Reis Ferreira e Profa. Ana Carolina Reis Pereira. 

Bolsista PIBEX: Iago Guimaraes Rabelo

Colaboradora: Beatriz da Conceição Lacerda

Voluntário: Elton Valente Rodrigues da Silva 

Vigência: 2021 - Atual

 

EgressoCast Pós-Graduação Filosofia UFRB

O objetivo do EgressoCast Pós-Graduação Filosofia UFRB é apresentar a trajetória profissional e acadêmica de egressos da Pós-Graduação da Filosofia da UFRB, Especialização e Mestrado, através de entrevistas no formato podcast. Espera-se que essas narrativas coletadas sirvam como inspiração e possam motivar os estudantes da graduação em Filosofia em suas trajetórias a prosseguirem seus estudos na Pós-Graduação. Playlist no Youtube.

Coordenação: Prof. Rafael dos Reis Ferreira e Profa. Ana Carolina Reis Pereira. 

Voluntário: Iago Guimaraes Rabelo

Vigência: 2023 - Atual

 

Gaia Nefelibata: a filosofia em território virtual

Objetivo: Promover, de modo mais amplo, um saber alegre, mundano, que compreende vida e conhecimento como partes constituintes de um mesmo processo, e a ciência como potencialidade de vida em todos os seus aspectos. De modo mais específico, o objetivo do projeto consiste em divulgar as pesquisas desenvolvidas pelos docentes das cinco universidades públicas que integram a proposta, por meio de vídeos, podcasts e encontros virtuais.

Coordenação: Profa. Giovana Carmo Temple

Equipe Executora: Profa. Cristina Viana (UFAL), Prof. Daniel Rodrigues Ramos (UFRB), Prof. Fernando Monegalha (UFAL), Prof. Malcom Guimarães Rodrigues (UEFS), Prof. Márcio Miotto (UFF), Prof. Matheus Hidalgo (UFS), Prof. Maxwell Morais (UFAL).

Vigência: 07/2020 - Atual

 

Griot: Revista de Filosofia

Objetivo: Publicar pesquisas de doutorandos e doutores na área de filosofia e promover discussões e debates filosóficos de forma ampla, independentemente da linha e filiação filosóficas dos autores.

Coordenação: Prof. José João Neves Barbosa Vicente

Vigência: 2009 - Atual

 

LABII – Laboratório de Inteligência e Imagem

Objetivo: Uma imagem clássica da filosofia é aquela proposta por Platão no famoso Mito da Caverna, ou Alegoria da Caverna, no Livro VII de A República. Ali é nítido o jogo de luz e escuridão como um processo que remete ao próprio filosofar como uma saída ascendente das trevas da ilusão proporcionada pelos sentidos para a clareza do sol sob a égide da razão. Como atesta Platão, a imagem é um problema antigo na filosofia. O avanço da ciência e da tecnologia na contemporaneidade nos proporciona um outro olhar sobre as imagens e o papel que elas cumprem na sociedade. Esse olhar é tão diverso quanto a quantidade de imagens existentes e que são produzidas incansavelmente pelos mais variados meios. O problema sobre o estatuto filosófico das imagens, tal como pretendemos abordar aqui, é antigo, porém como as imagens se apresentam hoje é um problema recente. Uma das formas como as imagens se apresentam hoje é através da fotografia, o que nos leva a algumas questões de caráter epistemológico: a fotografia oferece um conhecimento seguro acerca do mundo? Se sim, sobre quais bases? A fotografia seria uma espécie de substituta da nossa mente no sentido de espelhar o mundo? Quais os limites da representação fotográfica?

Coordenação: Prof. Kleyson Rosário Assis

Equipe Executora: Letícia Siqueira, Esdras Oliveira, Aline Gonçalves Lopes, Laiane Telles, Eliene Macedo Silva

Vigência: 04/2020 - Atual

 

Viagem Cultural 

Objetivo: Atividade pedagógica de acompanhamento de alunos de graduação, nos componentes estética e correlatos, aberta ao público em geral (a depender das condições de transporte do CFP/UFRB), para participar de mostras artísticas em museus da cidade e Salvador, exibições de cinema e outras atividades culturais como o Cine-teatro Cachoeirano e o Museu Glauber Rocha na cidade de Cachoeira. 

Coordenação: Prof. Pablo Enrique Abraham Zunino

Equipe Executora: Prof. Pablo Enrique Abraham Zunino

Vigência: semestral condicionada ao cadastro na Proext em parceria com o CFP

 

Filosofia de Quinta 

Objetivo: Popularizar a pesquisa de professores e estudantes do Curso de Filosofia

Coordenação: Prof. Ricardo Henrique Resende Andrade e Prof. Dr. André Galvão

Equipe Executora: Van Couto e Profa. Cândida Neres

Vigência: 2017 - Atual

 

Retórica das canções

Objetivo: Popularizar temas da filosofia e da sociologia com a mediação do repertório do cancioneiro popular brasileiro.

Coordenação: Prof. Ricardo Henrique Resende Andrade

Equipe Executora: Prof. Vitor Ravel e Prof. João Caetano Andrade

Vigência:  2011 - Atual

 

Seminários sobre o Ensino de Filosofia

Objetivo: Discutir temas relacionados ao Ensino da Filosofia

Coordenação: Prof. Ricardo Henrique Resende Andrade

Equipe Executora: turmas de Estágio e/ou Prática Reflexiva do Ensino de Filosofia

Vigência: 2011 - Atual

 

Literatura & Filosofia no boteco

Objetivo: Popularizar discussões literárias e filosóficas em ambientes sociais de descontração 

Coordenação: Prof. Ricardo Henrique Resende Andrade

Equipe Executora: Profa. Laiane Teles e Profa. Cândida Neres

Vigência: 2018 - Atual

 

Ciclo de Debates e Colóquio Internacional de Literatura & Filosofia

Objetivo: Reunir pesquisadores brasileiros e estrangeiros para discutir temas relacionados à Literatura e à Filosofia em suas zonas de fronteira

Coordenação: Prof. Ricardo Henrique Resende Andrade e Prof. André Galvão

Equipe Executora: Profa. Laiane Teles, Elson Bittencourt, Profa. Ângela Vilma

Vigência: 2017 - Atual (os eventos são bi-anuais)

 

Seminários sobre o Pensamento Brasileiro

Objetivo: Divulgar a produção do pensamento filosófico ou ensaístico de brasileiros e sobre o Brasil em seus múltiplos aspectos, econômico, político, social e educacional

Coordenação: Prof. Ricardo Henrique Resende Andrade e Prof. André Galvão

Equipe Executora: Estudantes matriculados no componente Filosofia no/do Brasil

Vigência: 2019 - Atual

 

LEXIS: leituras, escritas e linguagens

Objetivo: (i) Desenvolver as competências de leitura, compreensão, análise, escrita e crítica textual por meio de atividades práticas associadas ao exercício da reflexão; (ii) Proporcionar percepção etimológica e histórica da língua portuguesa por meio do contato com alguns dos aspectos da língua grega da qual a língua portuguesa é herdeira.

Coordenação: Prof. Thiago Rodrigo de Oliveira Costa

Equipe Executora: Prof. Thiago Rodrigo de Oliveira Costa, Valdice dos Santos, Débora Gleice Silva dos Santos, Ilma dos Santos.

Vigência: 2020 - Atual

 

Cine Aurora

Objetivo: O Cine Aurora expressa em sua proposta a ideia de possibilitar o contato com a arte cinematográfica como significativo espaço de formação cultural e educativo, com potencial para a reflexão filosófica, tendo em vista que, por meio do cinema, muitas vezes nos defrontamos com os diversos dilemas da existência humana, como questões morais, éticas, conteúdos históricos e valores de determinada época. O Cine Aurora surgiu em 2014 como uma das atividades do PET Aurora, coordenado pela Profa. Giovana Carmo Temple no NUPEF, no espaço do Centro de Formação de Professores (CFP).  Entre 2019 e 2020 o Projeto de Extensão foi retomado e ampliado de maneira a envolver espaços comunitários do município de Amargosa e cidades circunvizinhas, sob coordenação da Profa. Denise Magalhães da Costa e do Prof. Rafael dos Reis Ferreira. A partir de 2023 quem assume o Projeto é a Profa. Yérsia Souza de Assis. Página do Facebook.

Coordenação: Profa. Yérsia Souza de Assis e Profa. Ana Carolina Reis Pereira

Vigência: Condicionado ao cadastro na Proext em parceria com o CFP

 

Metodologia para o ensino de filosofia: da pergunta filosófica à sequência didática

Objetivo: Produzir debates e formações para a produção de metodologias para o ensino de filosofia. Um conjunto de eventos têm sido realizados vinculados a este projeto e já em atendimento à carga horária da curricularização da extensão no contexto das disciplinas Seminários de Ensino de Filosofia, Pesquisa e Extensão em Filosofia II e IV, e são abertos à comunidade. Neles, são abordadas questões relativas à construçào de metodologias para o ensino de filosofia e sua interface com temas que devem ser trabalhados de modo transversal nas respectivas disciplinas e áreas do conhecimento, tais como as questões de gênero, étnico-raciais, direitos humanos, violências, dentre outras. A ideia é abordar um conjunto os temas em formato de oficinas, de modo que subsidiem a reflexão sobre a sua inserção na prática pedagógica docente.

Coordenação: Profa. Ana Carolina Reis Pereira

Vigência: Desde 2021

 

 

 

Fim do conteúdo da página