Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Núcleo de Pesquisa e Extensão Filosófica (NUPEF)

O Núcleo de Pesquisa e Extensão Filosófica (NUPEF), fundado em 2010, tem por objetivo: (i) realizar, congregar, promover, apoiar e divulgar as atividades de pesquisa e extensão do Curso de Filosofia da UFRB; (ii) promover e apoiar projetos de intercâmbio e cooperação científicos nacional e internacional para o desenvolvimento de atividades de pesquisa e extensão do Curso; (iii) desenvolver e apoiar projetos de pesquisa e extensão para a rede estadual de ensino, envolvendo professores, alunos e pesquisadores; (iv) discutir e criar linhas de pesquisas de acordo com a necessidade do Núcleo; (v) discutir projetos e propostas para criação de cursos de pós-graduação. A coordenação do NUPEF é exercida por um docente do corpo permanente de docentes do Curso de Filosofia da UFRB. O atual coordenador é o Prof. Matheus Barreto Pazos de Oliveira.


Espelho no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq


Linhas de Pesquisa

História da Filosofia

Filosofia da Educação

Ética e Filosofia Política

Estética e Filosofia da Cultura

Lógica, Epistemologia e Filosofia da Linguagem


Contato

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.


Redes Sociais

Canal no Youtube Logo Youtube

Página no Facebookvino verema me gusta facebook

Perfil no Instragram Instagram

Perfil no site da ANPOF Logo ANPOF 


Vídeo Institucional

Vídeo Comemorativo dos 10 anos do NUPEF  


Regimento

Clique aqui


Membros

Membros Permanentes

Membros Colaboradores


Atividades dos Membros Permanentes

Projetos de Pesquisa

Produção em Pesquisa

Grupos de Estudo e Grupos de Pesquisa

 Projetos de Extensão

Programas


Atividades Gerais 

Seminários de Pesquisa do NUPEF

Os Seminários são encontros de apresentação e discussão das pesquisas dos membros do NUPEF. O objetivo consiste em apresentar e discutir as pesquisas dos pesquisadores do Núcleo visando a publicação periódica do Núcleo em forma de livro. São realizados mensalmente no formato de um professor apresentador e um professor mediador. Confira a programação e as publicações que resultaram desses encontros

Eventos

O NUPEF realiza regularmente eventos acadêmicos que promovem intercâmbio filosófico, científico, técnico e cultural com discentes e docentes de instituições de ensino do Brasil e do exterior. São realizados eventos acadêmicos tais como seminários, colóquios, mesas redondas, palestras. Confira a Programação.

Minicursos

Os Minicursos de Extensão do NUPEF são cursos ou minicursos ministrados pelos docentes pesquisadores do NUPEF ou por pesquisadores convidados pelos membros do NUPEF da UFRB ou de outras universidades. O objetivo dos Minicursos consiste em oferecer para a comunidade acadêmica e para a comunidade externa cursos que visem divulgação e aprofundamento dos conhecimentos filosóficos. Confira a Programação.

Revista Griot

A Griot – Revista de Filosofia é uma revista vinculada ao NUPEF que divulga pesquisas na área de filosofia e promove o debate filosófico de forma ampla, independentemente da linha e filiação filosóficas dos autores. A Revista conta com um corpo de pareceristas constituído por pesquisadores de diversas instituições nacionais e internacionais especializados em diferentes temas, filósofos e correntes filosóficos.


Normativas e procedimentos sobre Pesquisa e Extensão

Conforme normativas e procedimentos adotados pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e de acordo com orientações do Centro de Formação de Professores (CFP), disponibilizamos normativas e documentos sobre pesquisa e extensão para criação, acompanhamento e conclusão de projetos de pesquisa e extensão, criação de grupos de estudo, orientações para relatórios parciais e finais, contato das gestões de pesquisa e extensão.


 A Biblioteca do NUPEF

A Biblioteca do NUPEF é um espaço dedicado à consulta de bibliografia especializada e geral na área de Filosofia e também um ambiente de estudo e integração acadêmica entre os estudantes. A Biblioteca está localizada na Sala do NUPEF. Conheça a da Lista de Títulos da Biblioteca do NUPEF; para facilitar a pesquisa use o comando Ctrl + F; e compare com a Lista de títulos de Filosofia da Biblioteca do CFP. Veja os horários de funcionamento da Biblioteca sob supervisão de monitoria. Consulte as as normas e procedimento de acesso ao acervo

Atividades de Monitoria na Biblioteca

Formulário de Inscrição para Monitoria Voluntária - Semestre 2022.1

 Homologação das Inscrições

Instagram da Biblioteca


Equipamentos

Consulte a lista de equipamentos

Normas e procedimentos de uso


Horários agendados - Sala do NUPEF

Agendamento 2022.2

Histórico de agendamentos


Breve Histórico do NUPEF

Conheça um pouco de nossa história


Medidas de combate à evasão e retenção

Em 2021 foi constituída uma comissão no âmbito do NDE do Curso de Filosofia da UFRB para apresentar um estudo sobre a evasão do Curso e, com isso, propor medidas de combate à evasão no Curso. Dentre as medidas sugeridas pela Comissão está o Protocolo para ações do NUPEF


 NUPEF Redefinição do Logo
 
 

 
 
Fim do conteúdo da página